História da Maçonaria no Brasil

No Rio Grande do Sul, a chegada oficial de forma organizada e regular ocorreu somente a partir da década de 1830.

A história da Maçonaria no Brasil tem como marco oficial a criação, em 1801, da Loja Reunião, no Rio de Janeiro. Há pesquisadores que acreditam que o movimento maçônico iniciou em 1796, com a fundação do Areópago de Itambé, em Pernambuco.

No Rio Grande do Sul, a chegada oficial de forma organizada e regular ocorreu somente a partir da década de 1830, por meio de sociedades políticas e/ou literárias, muitas delas de caráter secreto, aliada à difusão dos órgãos de imprensa. “Essas agremiações, muito antes de se constituírem lojas maçônicas regulares, foram manifestações das primeiras lutas de caráter nacional no Estado”, conta.

Criado a 17 de junho de 1822, por três Lojas do Rio de Janeiro – a Commercio e Artes na Idade do Ouro e mais a União e Tranquilidade e a Esperança de Niterói, resultantes da divisão da primeira – O Grande Oriente Brasileiro teve, como seus primeiros mandatários José Bonifácio de Andrada e Silva, ministro do Reino e de Estrangeiros e Joaquim Gonçalves Ledo, Primeiro Vigilante. A 4 de outubro do mesmo ano, já após a declaração de independência de 7 de setembro, José Bonifácio foi substituído pelo então príncipe regente e, logo depois, Imperador D. Pedro I (Irmão Guatimozim). Este, diante da instabilidade dos primeiros dias de nação independente e considerando a rivalidade política entre os grupos de José Bonifácio e de Gonçalves Ledo – que se destacava, ao lado de José Clemente Pereira e o cônego Januário da Cunha Barbosa, como o principal líder dos maçons – mandou suspender os trabalhos do Grande Oriente, a 25 de outubro de 1822. Somente em novembro de 1831, após a abdicação de D. Pedro I – ocorrida a 7 de abril daquele ano – é que os trabalhos maçônicos retomaram força e vigor, com a reinstalação da Obediência, sob o título de Grande Oriente do Brasil, que nunca mais suspendeu as suas atividades.

Yassin Taha

Deputado Federal pelo GOB

CONTATO

Endereço / Contato / Localização




Um Clique

Endereço

Edifício Aquarius Center
R. T-36, 3182 - Bueno
Goiânia-GO
74223-052

Telefones

GOG:
12345 67890
Colegiado:
12345 67890
Altos Graus:
12345 67890